top of page

MHWB CONSULTORIA EM SAÚDE MENTAL

MHWB CONSULTORIA EM SAÚDE MENTAL

Mental Health and Well-Being Consultoria em Saúde Mental

Organizações esportivas

Objetivos:

Enfoque na promoção do bem-estar e saúde mental dos atletas, com enfoque específico no desenvolvimento da maturidade emocional e força mental (mental toughness) dos mesmos.

A maturidade emocional resulta num aumento da força mental, a qual pode ser definida como a capacidade para manter a autoconfiança, a concentração e a motivação, ou seja, a performance em um nível elevado, mesmo diante de situações adversas e de alta pressão.

Em esportes de alta competitividade, em virtude do grande equilíbrio entre os atletas e equipes, muitas vezes o fator determinante para a conquista será a força mental. 

A maturidade emocional implica em uma autoconfiança e autoestima elevadas, aumento do engajamento e comprometimento, espírito coletivo e humildade, boa tolerância às frustrações e adversidades, em buscar o autoaprimoramento, resultando em um aumento da performance, individual e coletiva. 

Enfoque sobre a autorrealização profissional e pessoal do atleta, promovendo uma motivação mais profunda e estável. 

Realizar trabalho com atletas das categorias de base, preparando-os emocionalmente para a profissionalização. 

Referenciais teóricos:

Utiliza-se, assim como no trabalho com as organizações empresariais, uma abordagem multidimensional, com ênfase no Paradigma da Complexidade, compreendendo-se os esportes coletivos, como o futebol, como sistemas complexos, caracterizados por uma dialética entre padrões regulares e aleatórios, com alto grau de imprevisibilidade.

Utiliza-se ainda o referencial da Psicossociologia e da Análise Institucional, buscando identificar as alianças, conflitos, formação de subgrupos, forças construtivas/de coesão e forças destrutivas que atuam no grupo de atletas, conscientes e inconscientes, forças instituintes e instituídas que atuam na organização esportiva, grau de motivação e comprometimento de cada atleta e do grupo como um todo.

 

Utiliza-se também uma perspectiva fenomenológico-existencial, que concebe o ser humano-atleta em sua totalidade, de maneira holística, inserido em um contexto sócio-cultural-histórico específico, com seus valores, desejos e crenças.

Esta abordagem se contrapõe a abordagens na medicina e psicologia esportiva pautadas por um paradigma mecanicista, que concebem o atleta como máquina, separado de seu contexto e de sua história de vida, objetivando resultados imediatos que, quando obtidos, o são apenas superficial e transitoriamente. 

Diagnóstico Organizacional:

Identificação do perfil de saúde mental, bem-estar e maturidade emocional dos atletas.

Identificação do grau de satisfação na instituição, de comprometimento, engajamento, motivação e autoconfiança dos atletas. 

Identificação das estratégias de coping utilizadas pelos atletas e aplicação de escalas de qualidade de vida, coping, depressão e ansiedade. 

Identificação de problemas e questões mais gerais envolvendo a instituição.

Identificação de fatores pessoais e organizacionais que influenciam direta ou indiretamente o bem-estar e a saúde mental dos atletas e, consequentemente, sua performance. 

Planos de Ação:

Entrevistas com os atletas para levantamento de demandas.

Enfoque sobre a conciliação dos interesses individuais com os interesses coletivos.

Enfoque no estabelecimento de um vínculo afetivo significativo entre atletas e treinador.

Facilitar o manejo das emoções pelos atletas, melhorando com isto, o manejo de situações adversas e problemas cotidianos, tanto profissionais quanto pessoais. 

Reuniões periódicas com o grupo de atletas (rodas de conversa, encontros individuais).

Reuniões periódicas com comissão técnica e dirigentes.

Fortalecimento da coesão do grupo, com enfoque específico nas relações interpessoais estabelecidas.

Mediação de conflitos existentes entre quaisquer membros da instituição.

Trabalho específico nas fases de transição, com atletas oriundos das categorias de base, recém-chegados ao profissional, atletas oriundos de outras instituições bem como com atletas que estejam se preparando para a aposentadoria.

Auxílio na contratação de profissionais - identificação do perfil de atletas desejados pela Instituição e que sejam identificados com a mesma.

Diretor-Técnico da MHWB Consultoria em Saúde Mental

Dr. Stephan Malta Oliveira - CRM: 5269692-7

Prof. Adjunto de Neuropsiquiatria Infantil - UFF; Pós-doutorado em Psiquiatria e Saúde Mental - IPUB/UFRJ; Doutorado em Saúde Coletiva - IMS/UERJ; Mestrado em Psicologia Clínica - PUC-Rio.


Team
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black LinkedIn Icon

Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page